A corrida pelo voo supersônico se iniciou logo após a 2ª Guerra Mundial, apesar de terem sido os alemães os primeiros a desenvolver os aviões operativos equipados de turborreatores — o caça Me-262 e o bombardero Ar-234.
Antes do marco desta máquina soviética, a velocidade máxima atingida pelas aeronaves estrangeiras era de 1.002 km/h, enquanto que o caça La-176 atingia de 1.100 a 1.200 km/h, dependendo das condições climáticas. A maior dificuldade era romper a barreira criada pela resistência do ar junto com a alta velocidade.
Mesmo após os obstáculos criados com a guerra, a União Soviética conseguiu se reerguer e, em apenas três anos, desenvolveu o avião turbojato mais rápido do mundo.
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O engenheiro de aviação e autor do livro "Aviões de Lavochkin", Nikolai Yakubovich, disse à Sputnik que não há nada de misterioso sobre isso e, de fato, tudo foi muito simples.
"Já antes da guerra, o TsAGI investigava a teoria do voo supersônico. Foram poucos trabalhos, mas já havia alguma experiência. Então obtivemos tecnologias alemãs e intensificamos esses estudos para levá-los a um novo nível", afirma Yakubovich.
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Um dos avanços conquistados, que foi completamente novo para a época, foi a elaboração de asas em flecha. Outro fator determinante foi o desenvolvimento do novo motor VK-1, com força de empuxo de 2 mil toneladas.
Bell X-1 americano contra La-176 russo
Em 1947, o avião norte-americano Bell X-1 foi o primeiro a superar a velocidade do som, tendo sido lançado de um bombardeiro estratégico B-52 e atingido a velocidade de 1.100 km/h (Mach 1,06).
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De acordo com o especialista, não se deve comparar o avião russo com o americano, pois o único feito divulgado do Bell X-1 foi por ter superado a barreira do som. Além disso, a aeronave dos EUA era uma máquina propulsada por um motor de foguete, que apenas funcionava por alguns minutos antes de ser lançada a voo livre.
"Enquanto isso, nosso La-176 era uma máquina de combate completa. Foi uma aeronave bastante leve e como você pode julgar pelo desempenho do La-15, seu antecessor fabricado em série, superou tudo o que tínhamos", adicionou o engenheiro.
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Também era previsto que a aeronave soviética exerceria funções de interceptor armado com canhões de 23 e 37 mm.
Legendário voo do Lavochkin La-176
Em 1948, as avaliações da aeronave soviética foram efetuadas pelos pilotos de teste soviéticos Oleg Sokolovsky e Ivan Fedorov a mais de 10 mil metros de altitude.
Foi em 26 de dezembro do ano referido que Sokolovsky atingiu a velocidade de 1.105 km/h, o que equivale a Mach 1,02.
Os pilotos repetiram mais seis vezes os testes para confirmar a capacidade do La-176. O piloto Fedorov contou sobre as provas e a sensação do voo supersônico.
"Ouve-se um apito agudo. Conforme a velocidade aumenta, o avião avança para o chão. A escala de Mach continua aumentando enquanto o avião treme como um louco. E de repente, o silêncio vem! A barreira do som foi superada!", descreveu Fedorov.
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Ele também contou que antes do voo ser realizado, não havia garantias que eles sairiam vivos da missão, pois não tinham certeza se o avião aguentaria a sobrecarga.
Para realizar o teste, apenas um caça La-176 foi fabricado. Porém, o avião sofreu um acidente durante um voo curto pilotado por Sokolovsky, que perdeu o controle da aeronave durante a decolagem a cerca de 400 km/h.
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O ponto final no desenvolvimento e fabricação do La-176 abriu caminho para que o MiG-15 se tornar o principal caça da Força Aérea da URSS.
Legado do caça soviético
A aviação soviética foi fortemente impulsionada pelo desenvolvimento do La-176, pois o avanço dessa aeronave representou um grande progresso, destaca Yakubovich.
Os estudos alemães foram de grande ajuda na hora de criar o caça soviético, declarou o especialista, adicionando que era questão de possuir tecnologias mais avançadas para que os engenheiros soviéticos pudessem aplicar soluções técnicas originais.
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"Quando os americanos entraram na Alemanha, eles rejeitaram as tecnologias alemãs com a confiança de que poderiam avançar mais na aviação por conta própria. Mas agora eles perderam sua superioridade absoluta e somos concorrência para eles, incluindo muitos aspectos, nós os superamos", concluiu Yakubovich.