Não foi emitido nenhum comunicado oficial sobre os testes do porta-avião Type 001A, entretanto, a Administração de Segurança Marítima da China notou que o estreito de Bohai e partes do mar Amarelo foram fechados para o tráfego entre 28 de dezembro e 4 de janeiro.
Logo após, surgiram diversas fotos e vídeos, mostrando o navio de 70.000 toneladas e 314 metros de comprimento sendo enviado ao mar a partir de seu porto de origem, de Dalian.
Maybe! pic.twitter.com/6lYuLvaLlR
— @Rupprecht_A (@RupprechtDeino) 27 de dezembro de 2018
Durante o teste no mar, os aviões serão coordenados pela primeira vez a partir do novo porta-aviões chinês, conforme Wang Yunfei, especialista naval e oficial reformado da Marinha do Exército Popular de Libertação, ressaltando que, os navios efetuariam os testes de radar, comunicação, sistemas de controle de tráfego aéreo e equipamento de pouso e decolagem.
Nas fotos divulgadas pelo jornal The South China Morning Post é possível observar três defletores de empuxo de jato no convés de voo do Type 001A, utilizados como um dispositivo de segurança, redirecionando a alta energia da combustão do motor a jato, o que previne os danos ou lesões.
O Type 001A foi baseado no porta-avião soviético Varyag, de classe Kuznetsov, e já realizou três fases de teste. Os especialistas acreditam que o novo porta-avião entrará em operação até do 70° aniversário da Marinha chinesa.