Segundo comunicou o serviço de imprensa da Guarda Costeira da Crimeia, pertencente ao FSB, a estrutura foi construída no istmo de Perekop (istmo que liga a península da Crimeia ao continente europeu).
De acordo com as informações divulgadas, o muro também inclui um sistema de sinalização muito avançado.
O planejamento e preparação da documentação foram iniciados ainda em 2015. Atualmente, a construção e todos os seus elementos está completamente concluída.
"A estrutura é composta por um muro com mais de 60 quilômetros de comprimento e inclui algumas centenas de sensores de vários tipos, incluindo sensores de vibração e de raios X. Ele também está equipado com sistemas de circuito fechado de televisão para garantir o controle mais eficaz da área de noite e em condições de má visibilidade", revelou uma fonte do FSB.
"Sistemas semelhantes de proteção da fronteira nacional são usados nas regiões norte e no Extremo Oriente do nosso país e também nas áreas com situações críticas, provocadas por um alto nível de risco de violação da fronteira".
De acordo com o serviço de segurança russo, o muro permitirá evitar a penetração de grupos de reconhecimento ucranianos, o contrabando de armas, munições, combustíveis, álcool e drogas por parte da Ucrânia.