Segundo indica a mídia chinesa, Pequim busca aumentar a capacidade de combate de seu exército em áreas de difícil acesso.
De acordo com vários analistas militares citados pelo jornal, esse tanque tem mais mobilidade que outros blindados utilizados pelo Exército chinês, o que melhorará a preparação para combate em regiões sensíveis, como as áreas montanhosas do Tibete e a área fronteiriça do planalto em caso de qualquer disputa.
The new type 15 lightweight #tank has been commissioned by China's army, a military spokesperson confirmed at a regular press conference. #military https://t.co/7NI0wXVGHn pic.twitter.com/xCMA2yoGE1
— China Daily (@ChinaDaily) 28 de dezembro de 2018
O novo tanque leve Type 15 entrou em serviço do Exército chinês, confirmou o porta-voz do Ministério da Defesa da China durante uma coletiva de imprensa.
Este novo modelo de veículo militar foi exibido no mês passado em Pequim para comemorar o 40º aniversário das reformas e abertura do gigante asiático. No entanto, só recentemente o Ministério da Defesa chinês confirmou que o tanque entrou em serviço. Entretanto, o porta-voz da entidade militar, Wu Qian, sublinhou que o setor militar da China passa por um processo de "inovação e desenvolvimento sustentável".
Por sua parte, o especialista em assuntos militares de Pequim, Song Zhongping, explicou que a os militares exigem a atualização de alguns de seus principais equipamentos. Em sua opinião, o tanque Type 62, que tem 500 cavalos de potência e uma peça de 85 mm, "está ficando para trás".
"O Type 15 tem uma proteção e manobrabilidade muito melhores", concluiu Song.