A declaração ocorre em meio a um congelamento parcial do governo e após Trump ameaçar fechar a fronteira sul caso os democratas não liberem um financiamento de 5 bilhões de dólares para a construção e para reformar a legislação de imigração.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 29 de dezembro de 2018
"Qualquer morte de crianças ou outros na fronteira é estritamente culpa dos democratas e suas patéticas políticas de imigração que permitem que as pessoas façam a longa jornada pensando que podem entrar em nosso país ilegalmente. Eles não podem. Se tivéssemos um muro, eles nem sequer tentariam!", escreveu.
Na última terça-feira, um menino guatemalteco de 8 anos de idade faleceu após ser detido com o seu pai por uma tentativa ilegal de entrar nos Estados Unidos. Antes disso, outra menina, de 7 anos, também da Guatemala, já havia morrido em circunstâncias semelhantes.
"As duas crianças em questão estavam muito doentes antes de serem entregues à Patrulha de Fronteira. O pai da jovem disse que não era culpa deles, ele não dava água a ela havia dias. A Patrulha de Fronteira precisa do muro e tudo terminará. Eles estão trabalhando tão duro e recebendo tão pouco crédito!", afirmou Trump.