De acordo com o tabloide britânico Daily Express, o armamento russo já foi chamado até de "dispositivo apocalíptico" pelo ex-conselheiro do Departamento de Estado dos EUA, Christian Wheaton.
"A Rússia está elaborando um ‘dispositivo apocalíptico' devastador que pode destruir grandes cidades dos EUA. O drone subaquático nuclear russo poderia explodir causando, assim, um tsunami radioativo de 92 metros de altura apontado para a costa dos EUA", segundo o tabloide.
Vale destacar que drones subaquáticos podem ser armados com ogivas convencionais e armas nucleares com uma capacidade de dois megatons. Já analistas do Pentágono acreditam que essas armas podem carregar dezenas de megatons e destruir bases navais e cidades inteiras.
Estes dispositivos não tripulados são chamados pela OTAN de Kanyon, sendo capazes de se locomover no oceano sem fazer quase nenhum barulho a 36 m/s.
"Manobras silenciosas debaixo da água significam que o Poseidon pode se aproximar silenciosamente da costa e libertar o Armagedom", indica a publicação.
Ao mesmo tempo, a radiação se tornará uma ameaça adicional. O armamento ambicioso russo ainda continua sendo testado.