De acordo com o modelo dos pesquisadores da Universidade de Uppsala (Suécia), o Universo se move sobre uma bolha em expansão em uma dimensão adicional.
Segundo um artigo publicado pela revista Physical Review Letters, os cientistas sugerem que todo o Universo está acomodado no rebordo desta bolha em expansão. Toda a matéria existente no Universo corresponde aos extremos das cordas que se estendem até à dimensão extra.
A teoria das cordas indica que toda a matéria é formada de entidades pequenas e vibrantes, "similares a cordas". Além disso, a teoria também requer que existam mais dimensões espaciais do que as três que já fazem parte do conhecimento cotidiano.
Esta não é primeira vez que surgem modelos na teoria das cordas que poderiam incluir a energia escura, no entanto, eles têm sido objeto de críticas cada vez mais duras, e vários pesquisadores afirmam que nenhum dos modelos propostos é viável até o momento.
Entretanto, o novo modelo proporciona uma nova e diferente imagem da criação e do futuro destino do Universo, além de poder abrir caminho para métodos de teste da teoria das cordas.