O dispositivo, lançando em setembro de 2016, atingiu sua posição de trabalho a uma distância de 20 quilômetros do asteroide em 3 de dezembro do ano passado.
It's official! I'm in orbit around #asteroid Bennu — now the smallest body ever orbited by a spacecraft. My snug path around the asteroid also sets a new record for the closest orbit of a planetary body by any spacecraft. #HappyNewYear, indeed! More ➡️ https://t.co/fwL3FEVU9m pic.twitter.com/ceavR7ju6i
— NASA's OSIRIS-REx (@OSIRISREx) 31 de dezembro de 2018
É oficial! Estou na órbita do asteroide Bennu — o menor corpo celeste em torno do qual a espaçonave já rodou. Meu trajeto em torno do asteroide também estabeleceu um novo recorde para a órbita mais próxima de um corpo planetário por qualquer espaconave
Como parte do estudo inicial do asteroide, o dispositivo fez vários voos a uma distância de sete quilômetros de Bennu, adquirindo informações sobre a massa e o movimento do asteroide. Já na fase orbital, ele fará um trajeto em torno do asteroide por 50 horas e se aproximará do corpo celeste a uma distância de 1,4 km. Nos estágios subsequentes, o dispositivo obterá informações para determinar o lugar mais preciso onde a coleta de uma amostra pode ser efetuada para depois ser devolvida à Terra.
O corpo espacial de 500 metros de diâmetro, descoberto por cientistas do projeto LINEAR do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, chegará perto da Terra em 2182.