Em outubro, o diretor-geral da empresa, Albert Bakov, comunicou à Sputnik que o TSNIITOCHMASH começou a criação do protótipo de testes do veículo Lotos, que deve substituir os sistemas de artilharia autopropulsados Nona-S das Tropas Aerotransportadas da Rússia.
"Para criar qualquer material militar, especialmente de artilharia, é necessário ter inspiração. Por trás das exigências rigorosas do caderno de encargos deve haver sempre algo mais. Cada desenvolvedor e engenheiro vê com antecedência o aspeto da sua obra. Para nós foi a planta nelumbo que se tornou uma espécie de inspiração", explicou o desenvolvedor principal da arma, engenheiro Dmitry Melikhov, cujas palavras estão inscritas na página do calendário, publicado no Instagram.
Melikhov afirmou que o nelumbo é uma combinação de beleza, graça e invencibilidade, visto que parece frágil, mas cresce em condições difíceis. O Lotos russo tem caraterísticas balísticas muito altas e munições eficazes e foi construído pelo princípio da "proporção áurea", comentou o engenheiro, acrescentando que apesar do seu poderio o Lotos também agrada ao olhar.
A assessoria de imprensa da empresa esclareceu que os trabalhos para criação do Lotos estão sendo efetuados para aumentar as capacidades de fogo e de manobra das Tropas Aerotransportadas da Rússia.
No entanto, a assessoria de imprensa da empresa não detalhou as caraterísticas concretas do Lotos, que permanecem classificadas até o início dos testes.