Um avião Boeing P-8A Poseidon da Marinha dos EUA realizou um vôo de reconhecimento nas proximidades da base militar russa em Hmeimim, na Síria, de acordo com a conta do Twitter da IntelSky.
De acordo com a IntelSky, o Poseidon decolou na Estação Aérea Naval de Sigonella, localizada na Sicília, Itália, e voou a uma altitude de aproximadamente 4.700 metros.
Recentemente, a inteligência militar estrangeira aumentou as operações nas fronteiras russas. Aviões e veículos aéreos não tripulados foram detectados recentemente perto do Krai de Krasnodar, na Crimeia e das fronteiras ocidentais do país.
Na semana passada, um Boeing RC-135V dos EUA realizou uma operação de reconhecimento semelhante, passando cerca de três horas nas proximidades da costa da Crimeia. Nos primeiros dias de dezembro, tanto um Poseidon quanto um drone Global Hawk RQ-4B sobrevoaram a costa russa do Mar Negro.
No início de novembro, a Força Aérea Russa interceptou um avião de reconhecimento dos EUA sobre o Mar Negro, provocando uma reação negativa tradicional do comando militar dos EUA, que classificou a interceptação de "insegura".