VÍDEO satírico com Trudeau causa polêmica no Canadá por viés racista sobre a Índia

© REUTERS / Remo CasilliJustin Trudeau
Justin Trudeau - Sputnik Brasil
Nos siga no
O show anual canadense Bye Bye, criado pela Radio Canada, tentou fazer piada sobre eventos significativos que ocorreram ao longo do ano passado. Mas parece que a zombaria com o primeiro-ministro Justin Trudeau em 2018 recebeu uma reação inesperada.

O último episódio de Bye Bye, lançado em 1 de janeiro pela Radio Canada, causou grande polêmica entre os telespectadores. O curto clipe satírico mostrava o primeiro-ministro do país, Justin Trudeau, fumando maconha para escapar do estresse diário e dançando músicas indianas. O enredo se refere à viagem de Trudeau em fevereiro para o país do sul da Ásia, onde ele usava roupas tradicionais do país.

Mas não foi apenas a indumentária indiana ou a zombaria das danças tradicionais do país que causaram a reação — o clipe mostrava vacas cantoras, um animal sagrado no hinduísmo — sendo empurradas por um gorila com uma peruca semelhante ao penteado do presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

O presidente Donald Trump e o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau posam para uma foto (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Oficial da Casa Branca chama premiê canadense Justin Trudeau 'garotinho punk'
Uma usuárioa do Facebook chamado Ina Bhowmick escreveu que Bye Bye 2018 foi filmado de uma maneira "completamente desrespeitosa com nossas culturas". Outra usuária, chamada Maaha Khan, escreveu que, com "ignorância e racismo crescendo", ela nunca "ficou tão ofendida quanto depois de assistir a um vídeo".

Mas nem todos os usuários acharam o vídeo racista. Alguns ficaram realmente impressionados com as pessoas acusando a Rádio Canadá de usar clichês racistas.

Um usuário chamado Prateek Suman Awasthi escreveu: "Eu não entendo o motivo da indignação. É um divertido vídeo satírico e eu não me ofendi. Sou indiano, nascido e criado, caso alguém esteja se perguntando".

Outro usuário, chamado Gilles Brouillette, observou que as intenções da Radio Canada eram completamente opostas neste caso: "Para aqueles que reclamam que os indianos estão sendo caricaturados aqui — você não entendeu que o único que caricaturou os indianos foi Justin Trudeau com sua vestimenta durante a viagem para a Índia".

Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau - Sputnik Brasil
Canadá x Arábia Saudita: Trudeau diz que Ottawa seguirá defendendo direitos humanos
Um usuário chamado Maxime Lebel acrescentou: "Todo ano há algumas pessoas que criticam o que foi mostrado em Bye Bye… é impossível agradar a todos… então desligue seu cérebro por uma hora do ano e dê uma risada".

A controversa viagem de Justin Trudeau à Índia não foi apenas notável pelas vestimentas indianas tradicionais, que alguns meios de comunicação local acharam "demasiado indianos", mas também pelo convite a Jaspal Atwal a várias recepções. Atwal foi anteriormente condenado por tentar matar um ministro indiano em 1986 como parte de uma conspiração organizada por um grupo separatista sikh extremista.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала