A disputa sobre o financiamento do muro na fronteira dos EUA com o México levou à paralisação do governo que já dura 15 dias sem qualquer indicativo de término. Trump solicitou ao Congresso mais de US$ 5 bilhões para construir o muro, mas congressistas democratas se opõem à proposta do presidente dos EUA.
Comentando a situação, Donald Trump twittou que "os democratas poderiam resolver o problema do fechamento do governo em um período muito curto de tempo. Tudo o que eles têm a fazer é aprovar uma segurança na fronteira DE VERDADE (incluindo um muro)".
The Democrats could solve the Shutdown problem in a very short period of time. All they have to do is approve REAL Border Security (including a Wall), something which everyone, other than drug dealers, human traffickers and criminals, want very badly! This would be so easy to do!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 5, 2019
Na sexta, o presidente Donald Trump sugeriu que poderia ignorar o Congresso e construir um muro na fronteira dos EUA com o México usando mão de obra das forças armadas.
"O presidente roubando recursos do Departamento de Defesa para a construção de um muro de fronteira esbanjador, às custas do contribuinte, para se defender contra uma invasão imaginária tornaria nosso país menos seguro e os homens e mulheres de nossas forças armadas menos seguros", disse o senador Patrick Leahy comentando a declaração de Trump na sexta-feira.
Roadeado de funcionários que pratulham a fronteira, Trump pediu que cada um deles falasse brevemente sobre a situação na fronteira EUA-México e sobre a importância do muro.