Em 2019, a Força Aeroespacial russa receberá mais de 100 aeronaves e helicópteros novos e modernizados, relatou o Departamento de Informação e Comunicação de Massa do Ministério da Defesa da Rússia.
Desse modo, a porcentagem da frota da aviação militar modernizada será de 65%. Graças ao novo material bélico, os pilotos russos conseguirão efetuar várias missões táticas e de combate e aperfeiçoarão suas habilidades durante treinamentos.
Assim, em 2018, mais de 100 aeronaves também foram entregues à Força Aeroespacial russa, entre elas, os modelos multifuncionais de caças Su-35S e Su-30SM.
O caça supermanobrável Su-30SM é projetado para ganhar supremacia aérea, bloquear aeródromos inimigos e destruir alvos aéreos, terrestres e marítimos. Esse avião pode realizar missões de combate, incluindo as noturnas e em condições climáticas severas. A aeronave também é capaz de usar armas modernas e avançadas de alta precisão de classe ar-ar e ar-terra.
Além disso, a Força Aérea russa recebeu os mais novos bombardeiros Su-34, helicópteros de ataque Ka-52, helicópteros de transporte e combate Mi-8 de várias modificações, aviões de treinamento e combate Yak-130 e outros tipos de aeronaves.
O helicóptero Ka-52 é capaz de atingir a velocidade de 100 km/h voando para trás e para os lados. Também é equipado com motores modernizados e armado com um canhão móvel 2A42.