"A análise das fotos tiradas do SkySat pelo MIIS [Instituto de Estudos Internacionais de Monterrey] mostra que o Irã está preparando o lançamento de um satélite remoto", diz seu comunicado divulgado no Twitter.
Foi destacado que nas fotos tiradas nos dias 4, 6 e 7 de janeiro de 2019 foi registrada uma atividade perto do pavilhão de montagem de foguetes e também ao lado da rampa de lançamento das transportadoras Simorgh.
Analysis of SkySat imagery by @MIIS reveals Iran is preparing to launch a remote sensing satellite.
— Planet (@planetlabs) 9 de janeiro de 2019
Imagery captured on January 4th, 6th, and 7th, 2019. Story by @ZcohenCNN @CNN: https://t.co/LT7xng9h8O pic.twitter.com/3T8D9TFATm
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, ao comentar há algum tempo sobre o plano anunciado pelo Ministério da Defesa iraniano de lançar três portadores nos próximos meses, declarou que Teerã deveria renunciar ao uso de mísseis balísticos para evitar novas sanções.
O chanceler iraniano Mohammed Javad Zarif, por sua vez, apontou que o Irã não viola a Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU ao fazer esses lançamentos.
De 2009 a 2015, o Irã conseguiu colocar quatro satélites em órbitas com a ajuda dos portadores Safir e de 2016 a 2017 realizou dois lançamentos experimentais de operadoras Simorgh.