Sonda da NASA descobre novo exoplaneta 3 vezes maior que a Terra

© NASASonda TESS da NASA na frente de um planeta de lava que orbita sua estrela (imagem ilustrativa)
Sonda TESS da NASA na frente de um planeta de lava que orbita sua estrela (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Durante os três primeiros meses de observação, a sonda TESS da NASA descobriu três novos planetas e seis supernovas fora do nosso Sistema Solar, entre os quais uma "super-Terra".

A descoberta dos planetas foi anunciada na reunião anual da Sociedade Americana de Astronomia (AAS, na sigla em inglês) em Seattle, EUA, relatou o Guardian.

A Terra e a Lua (visão artística) - Sputnik Brasil
'Viagem inteira em uma FOTO': NASA capta Terra, Lua e asteroide juntos
Desde julho, a sonda TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), que funciona como um telescópio espacial, descobriu três exoplanetas: o Pi Mensae b (uma super-Terra que completa uma órbita em torno de sua estrela a cada seis dias), o LHS 3844b (um planeta rochoso com uma órbita de apenas 11 horas) e o HD 21749b, que possui o mais longo período orbital, com a duração de 36 dias.

O HD 21749b orbita uma estrela anã brilhante a apenas 53 anos-luz de distância, na constelação de Reticulum, e acredita-se que tenha uma temperatura de superfície de aproximadamente 149 graus Celsius, o que é apontado como uma temperatura relativamente baixa considerando a proximidade de sua estrela.

"É o planeta mais legal que conhecemos em torno de uma estrela tão brilhante […] Sabemos bastante sobre atmosferas de planetas quentes, mas como é difícil encontrar exoplanetas que orbitam mais longe suas estrelas e, portanto, são mais frios, não conseguimos aprender muito sobre eles", disse Diana Dragomir do Instituto Kavli de Astrofísica e Pesquisa Espacial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA.

Com cerca de 23 vezes o tamanho da nossa Terra, o novo planeta poderá ser mais gasoso do que rochoso e possuir uma atmosfera mais densa que Netuno ou Urano.

Marte - Sputnik Brasil
Conheça o último avanço alcançado pela sonda da NASA em Marte (VÍDEO)
Na mesma constelação, os pesquisadores também detectaram evidências de outro planeta, menor que os outros, que poderia ser a primeira descoberta de um corpo do tamanho da Terra feita pela sonda.

"Estou muito interessada em saber se [o planeta] tem uma densidade semelhante à da Terra para corresponder ao seu raio, que é próximo ao do nosso planeta — isto irá contribuir para a nossa compreensão se os planetas do tamanho da Terra têm composições diversas ou se são todos comparáveis à Terra", disse Johanna Teske, coautora do estudo.

A missão da sonda TESS para os próximos anos é analisar o céu dos Hemisférios Norte e Sul em busca de planetas desconhecidos, registrando supernovas em galáxias distantes, para além de outras atividades. A TESS está em órbita elíptica da Terra, entre 17 e 59 raios terrestres em altitude.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала