Modelado tsunami que extinguiu dinossauros há mais de 65 milhões de anos

© Foto / NASA / Don DavisIlustração do asteroide que extinguiu dinossauros
Ilustração do asteroide que extinguiu dinossauros - Sputnik Brasil
Nos siga no
Cientistas norte-americanos dimensionaram as consequências de um tsunami catastrófico depois da queda do asteroide Chicxulub há mais de 65 milhões de anos que resultou na extinção dos dinossauros, relata o portal Live Science.

A pesquisa mostrou que a queda do asteroide de uns 14 km de diâmetro poderia ter provocado um tsunami de quase 1,5 km de altura no golfo do México, que causou caos nos oceanos.

O tsunami gigante não teria sido a única consequência da queda do asteroide. O corpo celeste também teria desencadeado ondas de choque e levado uma grande quantidade de pedras quentes e poeira para a atmosfera, provocando incêndios florestais e a incineração de animais vivos. Essas partículas também teriam pairado na atmosfera e bloqueado os raios solares por vários anos, matando plantas e seres vivos.

Baseando-se no fato de que o asteroide caiu em águas rasas no golfo do México, cientistas criaram um modelo que demonstra detalhadamente o que aconteceu nas águas da baía durante 10 minutos depois da queda do asteroide, que resultou em uma cratera de meio quilômetro e meio de profundidade.

Em outro modelo, os pesquisadores mostraram como o tsunami se espalhou pelo planeta. A simulação demonstrou que os efeitos do tsunami foram sentidos nos quatro cantos do planeta.

Assim, a partir do golfo do México a onda teria se movido a 143 km/h e em 24 horas teria coberto todo o Atlântico. Ao mesmo tempo, a primeira onda teria atingido 1,5 km de altura, enquanto no Pacífico Sul e no Atlântico Norte as ondas teriam atingido 14 metros de altura, observam os cientistas. Na parte norte do oceano Pacífico, a altura teria correspondido a 4 metros, chegando a 20 metros em alguns lugares no Golfo do México e a 100 metros em outros.

Segundo uma das autoras do estudo, Molly Range, esse é o primeiro experimento desse seu tipo em que é realizada uma simulação global de um tsunami causado por queda de asteroide.

Além disso, cientistas compararam o poder do tsunami com o desastre no oceano Índico em 2004, que resultou na morte de pelo menos 225 mil pessoas.

"Durante as primeiras sete horas de ambos os tsunamis, o impacto do tsunami Chicxulub foi de 2,5 mil a 29 mil vezes mais forte em energia do que o tsunami no oceano Índico em 2004", explicou Range.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала