"Estamos", disse Trump nesta quinta-feira, quando foi perguntado se estaria está mais perto de declarar uma emergência nacional. "Acho que podemos fazer isso rapidamente porque isso é senso comum e não é caro".
Trump visitou funcionários de imigração na cidade fronteiriça do Texas, McAllen, que é um dos setores mais movimentados da fronteira EUA-México frente ao tráfico de drogas e às travessias ilegais.
Na noite de terça-feira, durante um discurso transmitido em cadeia nacional, Trump disse que a segurança na fronteira exige que o Congresso aprove 5,7 bilhões de dólares para construir uma "barreira física" feita de aço na fronteira EUA-México para acabar com o que ele descreveu como uma crise humanitária.
Enquanto isso, o governo federal dos EUA está parcialmente paralisado desde 22 de dezembro, devido à disputa sobre financiamento da obra.
Atualmente, já há uma barreira de 940 quilômetros na fronteira dos Estados Unidos com o México, de cerca de 6 metros de altura. Trump disse que planeja erguer uma parede de aço com mais de 30 metros de altura em mais de 320 quilômetros de extensão.