Uma estranha explosão celestial, conhecida como The Cow, ocorreu em uma galáxia a quase 200 anos-luz, confundindo astrônomos.
Contudo, com o surgimento de duas novas teorias levantadas pelo telescópio ATLAS, no Havaí, o misterioso evento foi oficialmente nomeado de AT2018cow. Os astrônomos definem que o AT2018cow seja um buraco negro recém-formado pelo processo de acréscimo de matéria ou rotação frenética de uma estrela de nêutrons.
O raio de luz produzido pelo The Cow foi subitamente e aproximadamente 10 vezes mais brilhante do que o esperado, com relação a uma explosão estrelar.
Recentemente, foi sugerido que essa explosão possa ser o nascimento de uma estrela de nêutron ou um buraco negro. Além disso, alguns astrônomos também sugerem que o evento tenha sido causado por um buraco negro gigante, destruindo uma estrela morta conhecida como anã branca.
Segundo Amy Lien, assistente de pesquisa científica da Universidade de Maryland e do Centro de Voos Espaciais Goddard, nada como o The Cow foi visto antes. Além disso, Lien e sua equipe acreditam que o raio de luz detectado foi derivado de uma estrela, que é do tamanho da Terra e muito densa, devido à força gravitacional de um buraco negro.
Por outro lado, outra equipe de pesquisadores discorda da teoria da anã branca. No caso, ela acredita que o The Cow resultou de uma explosão estrelar, uma supernova, causando um evento cósmico único.
Para explicar a teoria, o grupo de pesquisadores acredita que a origem tenha sido causada pela observação de um incomum raio-X, segundo o site Cnet.com.
Apesar do fundamento das teorias, é possível afirmar que não há respostas, mas que o fator poderá elevar a capacidade de pesquisa e conhecimento para todos os envolvidos.