- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Fusão de Embraer e Boeing preserva interesses do país, diz Marcos Pontes

© Foto / Bruno Peres/MCTICMinistro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes
Ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, disse que o acordo de fusão entre as empresas Embraer, nacional, e Boeing, dos Estados Unidos, "preserva tudo o que nos interessa em termos de país".

Após a cerimônia de troca do Comando do Exército, nesta sexta-feira (11) em Brasília, Pontes explicou que as condições têm sido estudadas pela equipe da Força Aérea Brasileira.

Mesmo com índices de inflação em baixa, consumidor continua retraído - Sputnik Brasil
Com inflação baixa governo Bolsonaro pode baixar taxa de juros, diz economista
"Acredito que vai ser uma ótima oportunidade para o país, preservando tudo que precisamos preservar, os funcionários, a nossa tecnologia, as empresas daqui e melhorando as possibilidades e oportunidades para a Embraer", disse.

Na quinta-feira (10), o acordo foi apresentado ao presidente Jair Bolsonaro, que afirmou que o governo federal não vai se opor à fusão, pois não fere a soberania nacional e os interesses do país. O governo brasileiro detém a chamada "ação de ouro" (ou "golden share", como é conhecida), que dá poder de veto a esse tipo de negociação.

O acordo em andamento entre as duas companhias prevê a criação de uma nova companhia, uma joint venture, no termo do mercado, na qual a Boeing teria 80% e a Embraer, 20%. Caberia à Boeing a atividade comercial, não absorvendo as atividades relacionadas a aeronaves para segurança nacional e jatos executivos, que continuariam somente com a Embraer.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала