Segundo o portal, na sexta-feira (11), o Global Hawk decolou de uma base aérea na Itália, sobrevoou o espaço aéreo da Grécia, Bulgária e Romênia, e depois realizou ações de reconhecimento na linha de demarcação em Donbass.
Poucas horas depois, o drone começou a sobrevoar as zonas ao longo da costa do mar Negro.
12:50 мск.
— PlaneRadar (@ua4wiy_) 11 de janeiro de 2019
Закончил мониторинг линии разграничения на Донбассе pic.twitter.com/d4WEtVPT6e
O avião de reconhecimento norte-americano Boeing RC-135V também se aproximou das fronteiras da Rússia, relata o portal. A aeronave monitorizou o espaço da costa do mar Negro, sobrevoou zonas perto do litoral na região de Novorossiysk e depois retornou à sua base.
16:50 мск.
— PlaneRadar (@ua4wiy_) 11 de janeiro de 2019
После разведмисии вдоль Черноморского побережья России🇷🇺, направился на аэродром базирования. https://t.co/n6dmgbU0Hh pic.twitter.com/HslHqUXTpT
Ultimamente a atividade de aviões de reconhecimento e drones estrangeiros perto das fronteiras russas tem aumentado. Em particular, eles foram vistos tanto perto da Crimeia e da região de Krasnodar, como nas regiões próximas das fronteiras ocidentais da Rússia.
O Ministério da Defesa pediu repetidamente a Washington suspender essas operações, no entanto o Pentágono se recusou a fazê-lo.