Segundo Manelis, o túnel foi encontrado no sábado. Trata-se do maior e mais importante túnel descoberto no âmbito da operação Northern Shield (Escudo do Norte), lançada em 4 de dezembro para destruir os túneis do Hezbollah que entravam dentro do território israelense.
180ft deep underground
— Israel Defense Forces (@IDF) 13 de janeiro de 2019
2,624ft dug under #Lebanon
Dozens of yards dug into Israel
This #Hezbollah attack tunnel was dug from the Lebanese village of Ramyeh into Israel & will be neutralized soon.
We have now exposed all attack tunnels dug by Hezbollah from Lebanon into Israel. pic.twitter.com/AU0zNbmCCM
O túnel tem centenas metros de comprimento e tem uma ferrovia para transportar equipamento, iluminação e escadas para entrar no território israelense, revelou o porta-voz, citado pelo diário israelense Haaretz.
As Forças de Defesa de Israel lançaram em 4 de dezembro a operação Northern Shield (Escudo do Norte) para neutralizar todos os túneis do Hezbollah supostamente destinados à entrada de grupos de sabotagem no território de Israel. O Exército do Líbano, por sua vez, qualificou as acusações de Israel como "meras alegações".
Israel e o Hezbollah entraram em confronto em 2006, com as forças israelenses invadindo o Líbano depois que o Hezbollah sequestrou dois soldados israelenses em um ataque na fronteira. O longo conflito, que durou 34 dias e ceifou a vida de mais de 1.300 pessoas, foi interrompido por um cessar-fogo mediado pela ONU.