"Com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, estamos avançando nesse final da Unasul e na criação da Prosul, que mais do que uma organização burocrática e ao serviço de um governo particular, seria um mecanismo de coordenação sul-americana", disse Duque durante uma entrevista à emissora de rádio Oye Cali.
Duque também observou que a Prosul será um mecanismo que defenderá "a independência de poderes, a economia de mercado e a agenda social".
A Unasul está em crise após Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru suspenderem sua participação no bloco em 2018 por oposição ao presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Sobre a Unasul, Duque afirmou: "é muito importante que esta instituição, que tem sido um acessório da ditadura da Venezuela, tenha acabado".
"Estamos avançando nas conversas com vários presidentes da América Latina para que a Unasul chegue ao seu fim e se inicie a construção de um etapa muito mais ágil, menos burocrática, mais coordenada de cooperação", também disse o mandatário colombiano.