É a primeira vez que a lagoa secou completamente e, de acordo com os cientistas, especialistas da Universidade do Chile, isso foi provocado pela expansão das cidades e da agricultura, bem como pelas mudanças climáticas e secas graves na região.
A Sputnik lhe apresenta as imagens mais interessantes dessa área de mais de 12 quilômetros quadrados que antes estava coberta por água.
© REUTERS / Rodrigo GarridoLagoa de Aculeo encontra-se na região metropolitana de Santiago e antes foi um grande reservatório e um lugar muito popular entre os amadores de windsurfe.
Lagoa de Aculeo encontra-se na região metropolitana de Santiago e antes foi um grande reservatório e um lugar muito popular entre os amadores de windsurfe.
© REUTERS / Rodrigo GarridoAs pessoas têm possibilidade de usar água engarrafada, mas os peixes não. Ao perder sua fonte principal de água, eles morreram.
As pessoas têm possibilidade de usar água engarrafada, mas os peixes não. Ao perder sua fonte principal de água, eles morreram.
© REUTERS / Rodrigo GarridoVista panorâmica da lagoa de Aculeo mostra a área seca que há algum tempo estava escondida debaixo d’água.
Vista panorâmica da lagoa de Aculeo mostra a área seca que há algum tempo estava escondida debaixo d’água.
© REUTERS / Rodrigo GarridoAtualmente a lagoa, antes habitada por uma grande variedade de peixes, se converteu em uma pequena poça d'água.
Atualmente a lagoa, antes habitada por uma grande variedade de peixes, se converteu em uma pequena poça d'água.
© REUTERS / Rodrigo GarridoUm residente caminhando pela estrada nas proximidades da lagoa de Aculeo.
Um residente caminhando pela estrada nas proximidades da lagoa de Aculeo.
© REUTERS / Rodrigo GarridoVacas pastam na área onde antes se encontrava a lagoa de Aculeo.
Vacas pastam na área onde antes se encontrava a lagoa de Aculeo.
© REUTERS / Rodrigo GarridoBarcos no quintal de uma casa que se encontra à beira da lagoa.
Barcos no quintal de uma casa que se encontra à beira da lagoa.
© REUTERS / Rodrigo GarridoOs investigadores da Universidade do Chile explicam que o desaparecimento do reservatório foi provocado pela expansão das cidades e da agricultura, bem como pelas mudanças climáticas e secas graves na região.
Os investigadores da Universidade do Chile explicam que o desaparecimento do reservatório foi provocado pela expansão das cidades e da agricultura, bem como pelas mudanças climáticas e secas graves na região.
© REUTERS / Rodrigo GarridoDurante os longos anos de sua história, esta lagoa nunca tinha secado por completo.
Durante os longos anos de sua história, esta lagoa nunca tinha secado por completo.