EUA e Rússia voltam a debater o Tratado INF em Genebra, diz vice-chanceler russo

© Sputnik / Grigory Sysoev / Acessar o banco de imagensSistema de mísseis balísticos táticos Iskander-M durante o desfile de equipamento militar no polígono de Alabino no fórum internacional militar Exército 2016
Sistema de mísseis balísticos táticos Iskander-M durante o desfile de equipamento militar no polígono de Alabino no fórum internacional militar Exército 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
As novas consultas entre EUA e Rússia sobre o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) serão realizadas em Genebra nesta terça-feira, disse o vice-chanceler russo, Sergei Ryabkov, à Sputnik.

"As consultas ministeriais serão realizadas hoje em Genebra [terça-feira]. As conversas serão limitadas ao Tratado INF. Não planejamos trazer outras questões, inclusive armas ofensivas estratégicas", revelou.

As forças da OTAN na Letônia - Sputnik Brasil
'Rússia tem última chance': OTAN exige cumprimento do Tratado INF

Moscou e Washington se culparam repetidas vezes por violar o pacto de 1987, que proibia mísseis balísticos e de cruzeiro lançados no solo, com alcance entre 311 e 3.417 milhas.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse em outubro que queria retirar o país do acordo, mas foi persuadido por aliados europeus em dezembro a dar à Rússia um período de carência de 60 dias até meados de fevereiro para cumprir o acordo.

A Rússia rejeitou as reivindicações dos EUA. Moscou se queixou de armas dos EUA na Europa que podem disparar mísseis de cruzeiro em faixas que estão em violação ao Tratado INF.

Além disso, o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, acusou os Estados Unidos de se recusarem a abordar as preocupações mútuas em conjunto.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала