EUA vão suspender Tratado INF se Rússia não cumprir acordo, diz subsecretário de Estado

© Sputnik / Vladimir Astapkovich / Acessar o banco de imagensRussian President Vladimir Putin and US President Donald Trump before a photo op of the G20 heads, November 30, 2018.
Russian President Vladimir Putin and US President Donald Trump before a photo op of the G20 heads, November 30, 2018. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os EUA vão suspender suas obrigações no Tratado INF, que trata a respeito armas nucleares de médio alcance, no dia 2 de fevereiro se a Rússia não apresentar provas de que está cumprindo o acordo, disse o subsecretário de Estado.

Em outubro, o presidente dos EUA anunciou que seu país abandonaria o Tratado INF, assinado pelos Estados Unidos e pela União Soviética em 1987.

O presidente dos EUA fala em uma coletiva de imprensa em frente à Casa Branca. - Sputnik Brasil
Tensão geopolítica é risco urgente à luta contra o aquecimento global
Trump argumentou que Moscou estava desenvolvendo mísseis que violam esse pacto.

Em 4 de dezembro, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que Washington suspenderia sua adesão ao INF no prazo de 60 dias se a Rússia não voltasse a cumprir suas obrigações.

No entanto, a Rússia nega categoricamente todas as acusações. O líder russo, Vladimir Putin, declarou que Moscou se opõe à violação do Tratado INF, mas responderá se isso acontecer.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала