A pessoa que organizou o atentado na Escola de Cadetes da Polícia General Santander em Bogotá, que causou a morte de ao menos 21 pessoas, se chama José Aldemar Rojas. A declaração foi dada pelo fiscal general Néstor Humberto Martínez em conferência de imprensa.
"Conseguimos estabelecer a autoria material deste ato terrorista […]José Aldemar Rojas Rodríguez, foi ele que entrou na escola às 9h30 em uma caminhonete Nissan cinza Patrol com placa NAF565", declarou Martínez na companhia do presidente colombiano Iván Duque.
Por sua vez, o presidente da Colômbia deu ordem aos militares e policiais "para que introduzam capacidade de inteligência e determinem com o Ministério Público quem são os responsáveis por este covarde ataque e previnam qualquer ação criminosa".
Duque considera que o ataque não é apenas um ataque à polícia, mas à sociedade colombiana.
Vea cómo era la camioneta del atentado con carro bomba en Bogotá
— Noti Cúcuta (@noticucuta) 17 de janeiro de 2019
Las imágenes fueron tomadas de una cámara de seguridad. pic.twitter.com/wuovLrqsdx
Veja como era a caminhonete do atentado com carro-bomba em Bogotá. As imagens foram tomadas de uma câmera de segurança
De acordo com informações de testemunhas, Rojas Rodriguez entrou na escola dirigindo um Nissan Patrol e, durante a revista, um cão farejador detectou os explosivos, fazendo com que o autor atropelasse um policial e chocasse o carro contra uma parece, o que causou a explosão.