Um agente do Sistema de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP), Fernando Grijalva, revelou que em 14 de janeiro um grupo de cerca de 84 migrantes saiu de um ônibus que parou em uma rodovia perto da fronteira e literalmente entrou nos EUA sem impedimentos.
Um vídeo divulgado recentemente pelo CBP mostrou um grupo de 376 migrantes, quase metade deles aparentemente crianças, cruzando ilegalmente a fronteira dos EUA perto de San Luis, Arizona, e se rendendo aos agentes de fronteira logo em seguida para processamento de pedidos de asilo.
De acordo com Jeffrey Self, chefe interino da Patrulha de Fronteira do Setor de Tucson, a falta de capacidade para lidar com a chegada dos novos migrantes está "criando uma crise humanitária está ocorrendo na fronteira sul dos EUA", reproduzindo o argumento constantemente proferido por Trump ao defender a construção do muro.
20.000 agentes fronteiriços posicionados no sul dos EUA continuam processando os pedidos de asilo dos migrantes, mas sem recursos, a equipe teve que mudar seu foco do trabalho e está priorizando o combate à criminalidade transfronteiriça, como o contrabando.
Líderes democratas não estão dispostos a negociar o financiamento para a obra, apesar do último alertá-los de que, de outra forma, não conseguiriam acabar com a paralisação.