Descoberto tubarão pré-histórico com dentes semelhantes a espaçonave de videojogo (FOTOS)

CC BY 2.0 / StormyDog / Tubarão (imagem ilustrativa)
Tubarão (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Investigadores descobriram uma nova espécie de pequeno tubarão de água doce que habitava nos rios da atual Dakota do Sul (EUA) há cerca de 67 milhões de anos.

A forma de seus dentes assemelhava-se à das naves espaciais do videojogo icônico dos anos 1980 "Galaga". Nessa conexão, o animal marinho recém-descoberto foi batizado como Galagadon nordquistae, ressalta o estudo publicado no Journal of Paleontology.

​Conheça o Galagadon, um tubarão antigo com dentes divertidos

Interessante foi o fato de os restos desse animal do período Cretáceo terem sido encontrados na mesma camada de sedimentos que a famosa Sue, Tyrannosaurus Rex, o maior e melhor preservado alguma vez achado.

​Aprovo totalmente o nome desse animal pré-histórico, o tubarão #Galagadon do Cretáceo.

Os pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte e do Museu Field de História Natural de Chicago descobriram que esse tubarão, com apenas 30-45 centímetros de comprimento, tinha dentes muitíssimo pequenos. Foi encontrada cerca de uma dúzia destes dentes microscópicos, com apenas um milímetro de largura.

Enorme tubarão-branco (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil
Assim se alimenta o maior tubarão-branco já registrado no mundo (VÍDEO)
Graças a esses fósseis, os cientistas conseguiram estimar que o tubarão não chegava a meio metro de comprimento e nadava nos rios em busca de peixes pequenos, caracóis e caranguejos. Ao mesmo tempo, os cientistas concluíram que o pequeno predador está relacionado com os modernos tubarões tapete.

"Agora pode parecer estranho, mas há 67 milhões de anos, o território que é hoje a Dakota do Sul estava coberto por florestas, pântanos e rios sinuosos", explicou Terry Gates, o autor principal do estudo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала