"Algumas palavras sobre a intenção dos americanos de retirar suas unidades da Síria. Apesar da declaração inequívoca do presidente dos EUA a esse respeito, nenhuma medida específica está sendo tomada para implementar essa decisão", disse Zakharova em uma entrevista coletiva.
Desde 2014, os Estados Unidos e seus aliados realiza uma operação contra o grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia e em uma série de países) na Síria, onde operam sem o consentimento das autoridades oficiais do país, e no Iraque. Em dezembro, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a retirada das tropas da Síria.
O governo da Síria tem acusado reiteradamente a coalizão liderada pelos EUA de usar fósforo branco e bombas de fragmentação em regiões do país e de causar pesadas baixas civis em perímetros urbanos. A coalizão confirmou a realização de uma pesada campanha de ataques aéreos na região a leste do rio Eufrates, mas negou que as bombas estejam causando mortes civis em massa e refuta o uso de fósforo branco.