Um caça Sukhoi Su-30 e um cargueiro Shaanxi Y-8, operados pelo Exército Popular de Libertação da China (PLA), foram avistados sobrevoando a região.
"[A aeronave veio] do sul do continente chinês, voando através do canal de Bashi e então […] em direção ao Pacífico Ocidental", afirmou o Ministério da Defesa de Taiwan ao jornal the South China Morning Post.
Como resposta, o Ministério da Defesa de Taiwan enviou uma aeronave militar e navios de reconhecimento para garantir a segurança de espaço aéreo e áreas marítimas.
Recentemente, Taiwan realizou exercícios de fogo para aperfeiçoar capacidades de combate, conforme anunciado pelo general Yeh Kuo-hui, que ressaltou também que os exercícios seriam uma forma de se defender "de uma possível invasão chinesa".
Vale ressaltar que a China reivindica a soberania sobre Taiwan, que foi separado do continente em meio a uma guerra civil em 1949. Já Taiwan, apesar de possuir um pequeno território, possui forças tecnológicas sofisticadas, o que pode ajudar na luta pela independência.
A China, por sua vez, reivindica quase todo o mar do Sul da China e denuncia os Estados Unidos e seus aliados de realizarem operações navais perto de ilhas ocupadas pela China, e impulsionando o gigante asiático a realizar manobras e operações nas proximidades dessas áreas.