De acordo com a Defesa Civil, os moradores que moram na parte baixa da cidade serão retirados das casas.
Os primeiros impactos do rompimento da barragem foram divulgados nas redes sociais por moradores locais.
Uma barragem da vale no corrego do feijão em Brumadinho acaba de estourar pic.twitter.com/kFJ83xdQt9
— Thiago Almenara (@thcad) 25 de janeiro de 2019
▶️▶️ Primeiras imagens dos efeitos do rompimento de barragem da Vale em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte. pic.twitter.com/Bbq7sXCJhR
— Alexandre Aguiar (@alexaguiarpoa) 25 de janeiro de 2019
A Vale se pronunciou no início da tarde de hoje, informando que, de acordo com os primeiros indícios, os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco.
"A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade", disse a companhia.
Desespero total na região de Brumadinho — MG. Pedidos das autoridades para que se afastem das proximidades do leito do Rio Paraopeba. pic.twitter.com/9bPfsPmZrm
— Fabrício Sena (@FabricioSena29) 25 de janeiro de 2019
Já o governo de Minas Gerais afirmou que "uma força-tarefa do Estado de Minas Gerais já está no local do rompimento da barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para acompanhar e tomar as primeiras medidas".
"O Corpo de Bombeiros por meio do Batalhão de Emergências Ambientais, e a Defesa Civil também já estão no local da ocorrência trabalhando e há dois helicópteros sobrevoando a região. O Governo de Minas Gerais já designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações. Assim que houver mais informações, o Governo de Minas Gerais emitirá novos comunicado", diz a nota.