Os Estados Unidos bloquearam todos os ativos da PDVSA para que nenhuma transação seja feita. Trata-se de sete bilhões de dólares em ativos bloqueados e mais 11 bilhões de dólares compensarão a perda no fornecimento de petróleo.
O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, observou que qualquer compra de petróleo venezuelano poderia levar ao bloqueio das contas dos compradores. Ele também garantiu que, com o bloqueio dos ativos da PDVSA, os EUA estão "protegendo" a empresa para o povo da Venezuela e seu próprio mercado e consumidores.
Do outro lado da moeda, os funcionários da PDVSA, liderados pelo ministro venezuelano do Petróleo e presidente da PDVSA, Manuel Quevedo, expressaram apoio ao presidente Nicolás Maduro. Manuel Quevedo escreveu no Twitter que os ativos da refinaria Citgo não correspondem a US$ 7 bilhões.
Por otro lado, #CITGO NO está valorada en $ 7 Mil Millones; salvo que, el Diputado Autoproclamado y su Encargado de Negocios en Washington estén pretendiendo rematarla como parte de pago!!! Ya la Derecha Burguesa asoma lo que sabe hacer: Entregar y Vender a Venezuela! pic.twitter.com/YcoesoRovE
— Manuel Quevedo (@MQuevedoF) 29 de janeiro de 2019
Por outro lado, Citgo não é avaliada em US$ 7 bilhões; exceto que, o autoproclamado deputado e seu encarregado de negócios em Washington estão pretendendo arrebatá-la como parte do pagamento! Já a direita burguesa agrega o que sabe fazer: Entregar e vender a Venezuela!
O presidente da PDVSA lamentou em tweet o "roubo descarado do governo dos EUA".
Que Vergüenza el Robo descarado del Gobierno de E.E.U.U. al Pueblo de Venezuela. Intentaron adueñarse de CITGO por todos los medios y por todos estos años…Hoy lo intentan con la Acción Traicionera de la Oposición Venezolana. Están Pagándole al Diablo con Petróleo Venezolano!!! pic.twitter.com/rza6davwm0
— Manuel Quevedo (@MQuevedoF) 29 de janeiro de 2019
Que vergonha do roubo descarado do governo dos EUA ao povo da Venezuela. Tentaram se apoderar da Citgo de todas as formas e por todos esses anos […] Hoje tentaram com a ação traiçoeira da oposição venezuelana. Estão pagando ao diabo com petróleo venezuelano!
As publicações no Twitter não param por aí, visto que o Ministério de Petróleo venezuelano citou as palavras do presidente Nicolás Maduro quanto à "soberania" da estatal Petróleo de Venezuela.
🇻🇪🛢 #LegadoPetrolero | Presidente @NicolasMaduro al Ministro @MQuevedoF: “Quiero una @PDVSA socialista, ética, soberana y productiva; columna vertebral de la nación”. #28Ene pic.twitter.com/ce2rHv7YYz #FANBLealAlPuebloYLaRevolución
— Min. PP Petróleo (@MinPetroleoVE) 28 de janeiro de 2019
Legado petroleiro. Presidente Nicolás Maduro ao ministro Manuel Quevedo: "Quero uma PDVSA socialista, ética, soberana e produtiva; coluna vertebral da nação."
No dia 23 de janeiro, o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, se declarou presidente interino do país durante protesto antigovernamental nas ruas de Caracas.
Os EUA, União Europeia e uma série de países da América Latina, inclusive o Brasil, manifestaram apoio a Guaidó e à oposição venezuelana. Nicolás Maduro recebeu apoio de diversos países, dentre eles está a Rússia.