O diário Granma citou um comunicado da entidade, segundo o qual na noite desta sexta-feira (1) "ocorreu um evento astronômico que foi observado em quase todos os municípios da província de Pinar del Río e nas sete estações meteorológicas do território". Parecia uma "bola de fogo atravessando o céu, seguido de um rastro de condensação e uma forte explosão".
O vídeo publicado pela testemunha Flavia Sahira mostra um rastro insólito no céu em forma de uma curta faixa sobre um fundo de nuvens. A garota procura explicar o acontecido, supondo que seria a queda de um avião ou uma erupção solar.
Além disso, muitos internautas postam fotos de destroços de pedras de 20-30 centímetros, afirmando que são partes de um meteorito.
Até agora não foram reportados danos humanos ou materiais, segundo as autoridades locais.
A investigação realizada pelos cientistas do Instituto de Geofísica e Astronomia, da Delegação Territorial do Ministério da Ciência, do Centro Meteorológico Provincial e várias outras instituições permitiu estabelecer que poderia se tratar de um meteorito de tipo rochoso ou pétreo que contém ferro, níquel e silicato de magnésio.
Até hoje apenas seis quedas de meteoritos foram registradas em Cuba e este deve se tornar a sétima.