Segundo o comunicado da Marinha norte-americana, o submarino de ataque rápido USS South Dakota (SSN 790) será "o mais moderno e sofisticado submarino de ataque do mundo".
Today, I had the honor of delivering the keynote address at the commissioning ceremony for USS South Dakota. South Dakotans are proud to have this magnificent vessel bear the name of our great state. #SouthDakota #USSSouthDakota https://t.co/dZGK9ViX8E pic.twitter.com/mG7wFFECZ2
— Senator Mike Rounds (@SenatorRounds) 2 de fevereiro de 2019
O submersível mede 114,8 metros de comprimento e é o 17º submarino nuclear da classe Virginia. Com um deslocamento de 7.800 toneladas, ele acomoda uma tripulação de cerca de 130 marinheiros e atinge uma velocidade de 46 quilômetros por hora. A modernização do poder de fogo do submarino inclui dois tubos de lançamento individuais, cada um equipado com seis mísseis de cruzeiro Tomahawk.
Newest and most advanced member of the Fleet!!! USS South Dakota SSN 790. #GONAVY #GOSOUTHDAKOTA⚓️ pic.twitter.com/t6iw9TvMph
— Matt Michels (@mattlg) 2 de fevereiro de 2019
O submarino também foi dotado de um novo revestimento acústico do casco, uma série de melhorias na sala de máquinas, projetadas para reduzir o ruído, e dois novos radares ultrassônicos. Essas características acústicas visam aumentar o seu nível de furtividade.
Está prevista a construção de um total de 48 submarinos dessa classe, sendo que os 33 primeiros deverão estar concluídos até 2020.
"O USS South Dakota entra em serviço durante um período de desafios dinâmicos de segurança. Estou confiante de que o USS South Dakota e sua tripulação garantirão que nossa Marinha e nação permanecerão seguras e fortes", disse o secretário da Marinha dos EUA, Richard Spencer.