"Um grande número de pessoas está chegando pelo México na esperança de inundar nossa Fronteira Sul. Enviamos mais militares. Vamos construir um Muro Humano, se necessário. Se tivéssemos um muro de verdade, isso não estaria acontecendo!", escreveu em um post no Twitter.
Tremendous numbers of people are coming up through Mexico in the hopes of flooding our Southern Border. We have sent additional military. We will build a Human Wall if necessary. If we had a real Wall, this would be a non-event!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 5 февраля 2019 г.
O presidente deve destacar a questão da segurança nas fronteiras, assim como a demanda por fundos para construir um muro durante seu discurso sobre o Estado da União, na terça-feira. A recusa do Congresso em financiar um muro de fronteira resultou em uma paralisação parcial do governo que atrasou o discurso anual do Estado da União, originalmente programado para 29 de janeiro, até 5 de fevereiro.
Trump ameaçou declarar emergência nacional para enfrentar o que ele chama de "uma crise humanitária" que alimenta o crime através de gangues de imigrantes, contrabando de drogas e tráfico de pessoas.