Em janeiro, a sonda robótica Chang'e-4 aterrissou com sucesso no lado oculto da Lua — a face que está sempre virada e longe da Terra. No entanto, é necessário que o satélite Queqiao esteja localizado em uma posição estável perto da Lua, de onde envia sinais de rádio do satélite Longjiang-2 e da sonda Chang'e-4 para a Terra.
Embora o Longjiang-2 tenha ficado silencioso durante o pouso da Chang'e-4, para não interferir nas comunicações entre a Terra e o módulo, o satélite tem obtido êxitos em sua missão. Desde então, a sonda foi reativada e começou a capturar imagens do sistema entre Terra e a Lua no dia 3 de fevereiro.
A imagem foi publicada no dia 4 de fevereiro pelo Observatório de Dwingeloo, localizado na Holanda, marcando desta forma a primeira vez em que o Longjiang-2 capturou a Lua e a Terra em uma única imagem.
This photo of Earth and the Lunar farside, maybe our best ever, was taken yesterday by the Chinese Lunar satellite DSLWP-B (Longjiang-2). The Dwingeloo telescope downloaded the photo from the satellite this morning. More info at https://t.co/sKt7w9mol9 pic.twitter.com/IsnyvqekTz
— Dwingeloo Telescoop (@radiotelescoop) 4 de fevereiro de 2019
Esta foto da Terra e do lado oculto da Lua, talvez a nossa melhor fotos de todas, foi tirada ontem pelo satélite chinês DSLWP-B (Longjiang-2). O telescópio Dwingeloo baixou a foto do satélite esta manhã (4)