Lyron Lovdale se aproximou do chão ao perceber que o barulho não era de um gato, e acendeu lanterna para ver quem estava dentro do encanamento. Ele viu uma bebê recém-nascida nua. Imediatamente, Lyron ligou para resgate, fazendo com que chegassem policiais, paramédicos e bombeiros de Durban.
Quando a equipe de resgate chegou ao local, a criança estava a quase dois metros de profundidade. E desceu mais cinco metros e meio por um cano de 30 cm. Depois de o resgate ter sido alarmado, a recém-nascida passou três horas para ser retirada do encanamento.
Citado pelo Daily Mail, o porta-voz do Serviço de Emergência Médica, Robert McKenzie, disse que "ela está agora em condição estável e nosso helicóptero a levou para o hospital, onde doutores estão esperando para recebê-la", adicionando que "a polícia vai agora tentar investigar as circunstâncias que levaram a criança para o cano primeiramente e vai também tentar rastrear a mãe".
A recém-nascida recebeu o nome Storm (Tempestade), por sua vontade de viver em época em que a nação sul-africana está enfrentando grandes tempestades, e vai para um orfanato.