O incidente aconteceu em um evento convocado pelo atual presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, por ocasião das próximas eleições gerais, marcadas para o próximo final de semana.
"Eu posso confirmar 14 pessoas mortas enquanto falo. Inicialmente, eram seis, mas os números podem mudar à medida que eles são trazidos e vão sendo examinados. Há outros sob atenção médica na Unidade de Emergência, então não podemos forçar um balanço claro, além da situação de momento", disse Daniel-Elebiga, relações públicas do Hospital de Ensino Port Harcourt, conforme citado pelo jornal nigeriano Vanguard.
Segundo a publicação, o incidente ocorreu logo após o presidente deixar o estádio de Adokiya Amasieamaka, em Port Harcourt, onde o comício era realizado. A maioria das vítimas caiu e foi pisoteada quando os partidários de Buhari tentavam atravessar o portão de saída, que se encontrava trancado.
As eleições do presidente, do vice-presidente e dos membros da Assembleia Nacional serão realizadas na Nigéria no sábado. Buhari, que governa o país desde 2015, já serviu como presidente entre 1983 e 1985.