Como relata o portal, os especialistas militares acham que esta peça é capaz de atingir alvos a distâncias de até 60 quilômetros. A inteligência americana descobriu a existência desta arma em 1978, tendo sido avistada precisamente na área da cidade de Koksan, foi isso que deu origem a seu nome.
Koksan
— ho ho (@Project1144) 5 de fevereiro de 2019
1978
North Korean heavy artillery. Type-59 chassis carries 170mm L/~65 cannon. Thanks to the range of 60km it may target Seoul from the North allowing it to be conventional deterrent. Some Koksans were bought by Iran and participated in war with Iraq. pic.twitter.com/j7QVS2osd4
Artilharia pesada norte-coreana. Um chassi Type-59 transporta um canhão de 170 mm L/~65. Graças ao alcance de 60 km, ele pode ter como alvo Seul a partir do Norte, permitindo que seja um dissuasor convencional. Alguns Koksan foram comprados pelo Irã e participaram da guerra contra o Iraque
A publicação diz que o peso desta peça autopropulsada excede 40 toneladas, sua velocidade máxima de deslocação é 40-45 km/h. As munições são transportadas separadamente, em um veículo especial. A tripulação é constituída por pelo menos 6 militares.
Eles deram alguma vantagem contra o exército de Saddam, mas durante as operações de combate foram reveladas várias deficiências: baixa mobilidade e cadência de tiro, não excedendo dois disparos por minuto, pequena vida útil do cano da peça, exigindo sua substituição frequente. Durante os combates, uma dessas armas foi capturada por tropas iraquianas e foi enviado para os Estados Unidos para estudo.