May sofre derrota simbólica em votação sobre o Brexit no Parlamento

© Sputnik / Alexey Vitvitsky / Acessar o banco de imagensA primeira-ministra britânica Theresa May deixa conferência de imprensa após uma extraordinária cúpula do Brexit realizada pela União Europeia.
A primeira-ministra britânica Theresa May deixa conferência de imprensa após uma extraordinária cúpula do Brexit realizada pela União Europeia. - Sputnik Brasil
Nos siga no
A primeira-ministra britânica, Theresa May, foi derrotada nesta quinta-feira (14) em sua estratégia para o Brexit. O resultado mina sua posição nas negociações com a União Europeia para garantir mudanças no acordo de saída do bloco.

Os parlamentares decidiram rejeitar por 303 votos a 258 uma moção que lhes pedia que reafirmassem o apoio ao plano de May de buscar mudanças em seu acordo para o Brexit. Muitos membros do Partido Conservador, o mesmo da premiê, favoráveis ao Brexit planejaram se abster da votação por temerem amenizar sua posição sobre um desligamento da UE sem acordo.

Embora o resultado não impeça May de tentar garantir mudanças na questão mais polêmica do acordo — a fronteira entre as Irlandas — a votação mostra que os legisladores pró-Brexit de seu partido são um grande obstáculo para a aprovação de qualquer acordo.

A chefe do FMI, Christine Lagarde, discursa durante um evento em Viena em 17 de junho de 2016 - Sputnik Brasil
'Nada será tão bom quanto é agora', afirma diretora do FMI sobre Brexit
May estava ausente da Câmara dos Comuns durante o debate e o resultado da votação que aprofundou o sentimento de crise política sobre a saída da Grã-Bretanha do bloco europeu.

Espera-se agora que a votação fulminante aconteça em 27 de fevereiro, quando May deve voltar ao Parlamento — e os legisladores que temem sair sem um acordo podem tentar controlar a saída da Grã-Bretanha da UE.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала