Há 100 anos nascia o famoso projetista de armas Mikhail Kalashnikov. O fuzil de assalto AK desenvolvido por Kalashnikov começou a ser utilizado pelo exército soviético da URSS em 1949. Hoje, o fuzil e suas modificações são as armas de fogo mais comuns no mundo.
No âmbito do Fórum de Investimentos da Rússia, o diretor-geral do consórcio Kalashnikov, Vladimir Dmitriev, declarou que em comemoração desse aniversário o consórcio vai abrir um museu virtual dedicado ao famoso projetista e cursos na internet com programas educativos para jovens.
O diretor-geral do Kalashnikov sublinhou que o consórcio contribui não só para o setor de defesa, mas também para o civil.
"Espero que surpreendamos e continuemos surpreender o mundo não apenas com nossas armas criadas para defesa, para segurança, mas também com novos desenvolvimentos. Trabalhamos ativamente com soluções para cidades inteligentes, estamos interessados em projetos ecológicos — todas as áreas em que podemos ajudar pessoas a sentirem-se protegidas e seguras", disse ele.
Dmitriev disse à Sputnik Brasil que o mercado brasileiro é muito promissor para a empresa e as negociações com potenciais parceiros brasileiros já estão em curso, mas não revelou detalhes e prazos concretos.
"Junto com a Rússia, a Índia e a China, o Brasil é um país em forte desenvolvimento e que tem o potencial enorme. Sem dúvidas, entendemos que para sermos líderes no mercado devemos entrar nesse mercado. A pergunta é que sob que forma e sob que formato [essa entrada pode ser realizada]", afirmou ele.
Além disso, o diretor geral do consórcio disse que todas as novidades do Kalashnikov seriam demonstradas no Fórum Internacional Técnico-Militar Exército 2019, que será realizado entre 25 e 30 de junho deste ano.
O Fórum de Investimentos da Rússia foi realizado na cidade de Sochi entre 14 e 15 de fevereiro. O objetivo principal do Fórum é apresentar potencial econômico e de investimento da Rússia.