Comissão da UE aprova criação de fundo para financiar tecnologia de defesa de ponta

© Sputnik / Aleksei Vitvitsky / Acessar o banco de imagensTuristas e logo da União Europeia em Bruxelas, Bélgica
Turistas e logo da União Europeia em Bruxelas, Bélgica - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os países da União Europeia (UE) aprovaram a criação de um fundo para financiar o desenvolvimento de tecnologias de defesa de ponta, informou a Comissão Europeia.

A justificativa utilizada para a criação do fundo se deve à "crescente instabilidade no mundo" e às "ameaças transfronteiriças à segurança"

"O fundo contribuirá para a criação de uma base militar-industrial inovadora e competitiva e também favorecerá a autonomia estratégica da União Europeia", diz a nota.

Ajuda humanitária dos EUA enviada à Venezuela e armazenada na Colômbia. - Sputnik Brasil
Ajuda humanitária brasileira à Venezuela mostra 'ruptura' na tradição do Itamaraty
Espera-se que o financiamento prioritário seja dado a projetos de pesquisa em áreas como inteligência artificial, software de criptografia, tecnologia de veículos aéreos não tripulados e comunicação via satélite.

O fundo apoiará projetos durante todo o ciclo de desenvolvimento industrial, da pesquisa ao projeto e certificação de protótipos.

As organizações criadas na UE ou em países parceiros que não sejam controladas por países terceiros ou por pessoas jurídicas podem solicitar financiamento.

Organizações com sede fora da UE não receberão financiamento, mas poderão participar de projetos conjuntos.

O projeto do fundo para o financiamento do desenvolvimento de tecnologias avançadas de defesa ainda precisa ser aprovado pelo Conselho da UE e pelo Parlamento Europeu.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала