A tartaruga encontrada na ilha de Fernandina do arquipélago equatoriano de Galápagos, que estava "extinta" desde 1906, foi encontra por uma equipe do Parque Nacional de Galápagos e do Conservatório de Galápagos, dos EUA, segundo o ministro do Meio Ambiente do Equador, Marcelo Mata, através do Twitter.
NOTICIA MUNDIAL | En la isla Fernandina — #Galápagos, la expedición liderada por @parquegalapagos y @SaveGalapagos, localizaron un espécimen (hembra adulta) de la especie de tortuga Chelonoidis Phantasticus, que se creía extinta hace más de 100 años. pic.twitter.com/51HbqWcwMG
— Marcelo Mata (@Marcelo_MataG) 19 de fevereiro de 2019
Na ilha de Fernandina, em Galápagos, a expedição liderada pelo Parque [Nacional] de Galápagos e pela Salve Galápagos [ONG norte-americana Conservatório de Galápagos], localizou um espécime [fêmea adulta] da espécie de tartaruga Chelonoidis Phantasticus, que se acreditava estar extinta há mais de 100 anos.
Vale ressaltar, que as tartarugas gigantes surgiram há três ou quatro milhões de anos em Galápagos. Muitos acreditam que elas tenham sido dispersadas ao redor das ilhas pelas correntes marinhas, criando 15 espécies diferentes, das quais duas estão oficialmente extintas.
Galápagos é um arquipélago no oceano Pacífico que está a 972 km a oeste da costa equatoriana e é conhecido por abrigar espécies únicas, conforme o jornal El Universo.