Recentemente a mídia informou que a empresa israelense Israel Aerospace Industries apresentou um drone-bomba, designado Mini Harpy, na exposição Aero India, realizada de 20 a 24 de fevereiro em Bangalore.
De acordo com o desenvolvedor, o drone-kamikaze é capaz de patrulhar, esperando que o alvo apareça e transmitir o vídeo correspondente para o operador. Também é relatado que o drone pode ser lançado de posições terrestres e marítimas, bem como de helicópteros.
"Eu não acho que esse drone seja capaz de superar os sistemas S-300 e S-400 sozinho. Suponho que no drone serão instalados mísseis anti-radar e que ele deverá entrar na zona de alcance da defesa aérea para usá-los. Não há outra possibilidade de ser usado", disse Konstantin Sivkov.
"Calcula-se que nossos sistemas não serão capazes de dar resposta a numerosos drones apontados para eles e que um deles vai atingir o alvo. Mas só um drone não será capaz de destruí-los. Este drone é chamado de "assassino" de S-300 e S-400 para fins promocionais", explicou Sivkov.
Ele também notou que, muito provavelmente, o drone israelense voará a baixas altitudes, o que leva à perda de controle a partir do centro terrestre. Segundo o especialista, é improvável que seja controlado por uma aeronave, já que Israel não possui tais máquinas. Sivkov também sugeriu que esse drone não é supersônico.