A menina encontrou algo diferente entre as conchas e pedras: o molar de um mastodonte sul-americano. Este era um tipo de elefante pré-histórico que há um milhão de anos habitava na América do Sul e se extinguiu há apenas 10.000 anos atrás, tal como outros grandes mamíferos que ocupavam a área.
"O pequeno tesouro de Indira permitiu-nos retornar 30.000 anos atrás no tempo, quando o planeta Terra começou a viver no último período de gelo em sua história", disse Matthias Taglioretti, paleontólogo do museu.
Há um milhão de anos, a linha das áreas costeiras era diferente e todo o mar em frente à província de Buenos Aires era uma extensa planície com abundante vegetação e lagos, córregos e rios que desaguavam na costa atlântica. Nesses tempos, a megafauna sul-americana era composta de mais de 20 espécies de mamíferos com massas corporais acima de 1.000 quilos.
"É realmente emocionante como Indira, com apenas três anos, conseguiu perceber que era algo diferente de tudo que estava naquela praia", disse Taglioretti.
"Trata-se de material de grande valor patrimonial, natural e cultural e é muito agradável saber que até uma menina de 3 anos entende isso", concluiu Taglioretti.