A empresa aeronáutica norte-americana Spirit AeroSystems, famosa por desenvolver diversos componentes para as aeronaves comerciais da Boeing, iniciou o projeto preliminar da fuselagem do novo jato supersônico AS2 para a empresa Aerion.
Spirit is joining the #supersonic revolution! We’re proud to have entered into a collaboration agreement with @AerionCorp for the preliminary design of the #AS2 forward, pressurized fuselage. Read more: https://t.co/lfVLK1TGq8. #WhereFlightBegins #TheFutureIsBuiltHere pic.twitter.com/XhX9EfMfeL
— Spirit AeroSystems (@SpiritAero) 21 de fevereiro de 2019
Estamos curtindo a revolução supersônica! Nós estamos orgulhosos por ter apresentando o acordo de colaboração com a empresa Aerion para o projeto preliminar do AS2, a pressurização da fuselagem.
O projeto, apresentado em 2014, tem o objetivo de desenvolver um avião executivo com capacidade para 12 passageiros que poderá voar a uma velocidade de cruzeiro de Mach 1.4 (1.730 quilômetros por hora), além de permitir uma economia de 3 horas em voos transatlânticos e 5 horas em voos que atravessam o Pacífico, segundo o portal Flight Global.
Para que isso seja possível, a aeronave contará com a tecnologia de fluxo laminar patenteada, o que permitirá alcançar uma velocidade quase como a do Concorde, que voava a Mach 1.6 (2.158 quilômetros por hora).
O AS2, que se parece com um "mini Concorde", será fabricado com materiais compostos de fibra de carbono, além de asas que reduzem o atrito em aproximadamente 20%, o que permite à aeronave consumir menos combustível e obter uma maior autonomia de voo.
A aeronave terá um custo aproximado de US$ 120 milhões (R$ 450 milhões) por unidade e deverá realizar seu primeiro voo em 2023.