O avião de patrulha antissubmarino Boeing P-8A Poseidon, com o número de bordo 168764, pertencente à Marinha dos EUA, partiu em 23 de fevereiro da base aérea de Sigonella, na Itália, e foi detectado no espaço aéreo da Bulgária às 14h10 (horário de Moscou). Em seguida, a aeronave realizou uma manobra de reconhecimento sobre as águas do mar Negro. O avião finalmente se dirigiu à sua base às 19h05 (horário de Moscou).
19:05 мск.
— PlaneRadar (@ua4wiy_) 23 de fevereiro de 2019
После разведывательного полёта вдоль Российского🇷🇺 побережья Чёрного моря с выключенным транспондером, возвращается на аэродром базирования. pic.twitter.com/DcnSsXb3Yo
O avião de patrulha antissubmarino Boeing P-8A Poseidon, da Marinha dos EUA (LD-764 VP-26), que decolou da base militar Sigonella, encontra-se no espaço aéreo da Bulgária.
Após realizar um voo de reconhecimento ao longo da costa russa do mar Negro com o transponder desligado, está de volta para sua base.
Nos últimos anos a atividade de aviões de reconhecimento, especialmente americanos, perto das fronteiras russas tem aumentado.
O Ministério da Defesa russo pediu aos EUA para desistirem de tais operações, contudo, o Pentágono respondeu rejeitando o pedido.