Em 23 de fevereiro, um caminhão com ajuda humanitária dos EUA foi incendiado durante uma tentativa fracassada de supostos manifestantes da oposição de atravessarem a fronteira fechada entre a Colômbia e a Venezuela na ponte Francisco de Paula Santander.
This video found by @graffitiborrao appears to show the moment when an opposition guarimbero throws a Molotov cocktail on a truck loaded with US aid: pic.twitter.com/Z4Bg6dL4BR
— Max Blumenthal (@MaxBlumenthal) 24 de fevereiro de 2019
Este vídeo encontrado por Humberto Ortiz parece mostrar o momento em que um manifestante da oposição lança um coquetel Molotov em um caminhão carregado com ajuda dos EUA
Segundo o jornalista norte-americano Max Blumenthal, um vídeo do incidente "parece mostrar o momento em que um manifestante da oposição joga um coquetel Molotov em um caminhão carregado com ajuda dos EUA". O autor do post original, Humberto Ortiz, respondeu ao jornalista, explicando os detalhes do incidente.
"Eu vi novamente as imagens da agência Noticias Uno e, tendo em conta a localização dos caminhões, que eu não tenho dúvidas, eles foram incendiados por manifestantes do lado colombiano", escreveu Humberto Ortiz em resposta ao post de Blumental.
A crise se agravou na Venezuela em 23 de janeiro, quando o líder da oposição Juan Guaidó se declarou presidente interino, contestando a reeleição de Maduro no ano passado. Os EUA e alguns outros países apoiaram o movimento, reconhecendo Guaidó. A Rússia, China, México e Turquia apoiam Maduro como presidente legítimo da Venezuela e pedem o diálogo para solucionar a crise.