Além de filmar o Hino Nacional sendo ecoado, o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, foi um pouco mais adiante e pediu para que o slogan de Bolsonaro fosse repetido pelas crianças: "Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!"
Não só as crianças entrariam na fila do hino, mas também "professores e demais funcionários da escola diante da bandeira do Brasil", de acordo com a carta enviada pelo ministro da Educação, que solicita que um representante da escola envie por e-mail trechos curtos da leitura da carta e da execução do hino.
Mesmo sendo ilegal filmar crianças sem permissão de responsáveis e propagar filmagens de menores, há quem apoie a ideia do MEC, adicionando imagem no estilo de arte clássica de uma família em um monte brasileiro e com a bandeira nacional na mão.
Convoco todos meus seguidores que apoia a ideia vamos repassar #HinoNacionalSim #HinoNacionalNasEscolas pic.twitter.com/mAiC3WAOJm
— Sisi🙋🇧🇷👉 (@Sisispsp) 26 de fevereiro de 2019
"O problema nunca foi cantar o Hino Nacional", escreve internauta que relembra a doutrinação da época de Getúlio Vargas.
Repetindo:
— Pedro Ernesto UFES (@PedroErnestUFES) 26 de fevereiro de 2019
O problema nunca foi cantar o Hino Nacional. Mas repetir slogan de campanha eleitoral dentro das escolas.
O nome disso é doutrinação. Vargas fez a mesma coisa na época da ditadura do Estado Novo: #HinoNacionalNasEscolas pic.twitter.com/z75JSvoM6Q
Não tem transporte escolar? Está sem merenda? Melhor cantar o hino.
Sinceramente tem coisas mais importantes que o MEC podia resolver na educação do que o #HinoNacionalNasEscolas pic.twitter.com/ENgnInmKWo
— She wolf (@pinksunicorn) 26 de fevereiro de 2019
Se forem filmar então podem dar um close no samba.
"Muito bem, agora o hino é obrigatório, eu tô filmando e tem que falar Brasil acima de…."#HinoNacionalNasEscolas pic.twitter.com/iwZQXmqdt7
— quem comprou esse suco? (@pablorcs) 26 de fevereiro de 2019
Imagem que expõe o que está faltando.
Essa é a quadra “coberta” da minha escola!
— Davi (@davi_leste) 26 de fevereiro de 2019
Não precisamos de hino, precisamos de recursos e salários dignos para os professores!
#HinoNacionalNasEscolas #HinoNacionalSim pic.twitter.com/pA61eRgX4t
Como cantar assim?
Essas são as imagens de algumas escolas pelo Brasil.
— 𝕭𝒂𝒓𝒓𝒂𝒒𝒖𝒆𝒊𝒓𝒐 da 𝕲𝒓𝒊𝒇𝒊𝒏𝒐́𝒓𝒊𝒂 🦁 (@nievilela) 26 de fevereiro de 2019
MAS O IMPORTANTE É CANTAR O HINO NÉ?!
#HinoNacionalNasEscolas pic.twitter.com/KC6IuUN1bz
Com mais de 10,2 mil comentários até a publicação desta matéria, a hashtag #HinoNacionalNasEscolas continua crescendo no Twitter e a indignação de brasileiros é sentida.
Mesmo o MEC tendo dito que se trata de um "pedido de cumprimento voluntário", a ministra Damares Alves, responsável por outro ministério, retrucou que a execução do hino é "obrigatória" para "restaurar no Brasil o patriotismo". O que nos resta é esperar as próximas iniciativas do governo Bolsonaro.