Navios norte-americanos voltam a navegar pelo estreito estratégico de Taiwan

© REUTERS / Marinha dos EUAO destróier norte-americano USS Stethem da classe Arleigh Burke ultrapassando águas da península Coreana durante os treinamentos conjuntos com a Coreia do Sul, em 22 de março de 2017
O destróier norte-americano USS Stethem da classe Arleigh Burke ultrapassando águas da península Coreana durante os treinamentos conjuntos com a Coreia do Sul, em 22 de março de 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um destróier de mísseis e um navio de carga da Marinha norte-americana atravessaram nesta segunda-feira (25) o estreito de Taiwan, enviando um sinal a Pequim de que os EUA continuarão apoiando Taiwan apesar das ameaças recentes do governo chinês, segundo o canal Fox News.

"O USS Stethem (DDG 63) e o USNS Cesar Chavez (T-AKE-14) realizaram uma passagem de rotina através do estreito de Taiwan em 25 de fevereiro, em conformidade com o direito internacional. A passagem dos navios através do estreito de Taiwan demonstra o compromisso dos EUA com um Indo-Pacífico livre e aberto", disse o porta-voz da Frota do Pacífico dos EUA, Tim Gorman, citado pelo portal USNI News.

Porta-aviões americano George Bush (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Porta-aviões da Marinha dos EUA estará fora de ação por 2 anos
Segundo o porta-voz, a Marinha dos EUA "continuará navegando, voando e operando em qualquer lugar que o direito internacional permita". É a quarta vez nos últimos cinco meses que navios estadunidenses passam pelo estreito.

Mesmo que as embarcações dos EUA naveguem pelo estreito (que separa a China continental da sua província separatista) sem realizar exercícios militares, o que é permitido pelo direito internacional, Pequim insiste que os navios de guerra de outros países peçam autorização e notifiquem com antecedência as autoridades chinesas sobre a passagem por suas águas territoriais.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала